top of page
Buscar
  • Foto do escritorAuto Fraction

Fractional Ownership?

O que significa Fractional Ownership? Aprenda mais sobre esse conceito, que é o que utilizamos na Auto Fraction para que você tenha o carro dos seus sonhos.


Fractional ownership é o modelo de negócios adotado pela Auto Fraction para a compra e utilização de carros esportivos. A tradução do termo para o português é algo como Propriedade Fracionada ou Compartilhada.


Diferentemente de se ter a propriedade de um bem sozinho, a propriedade fracionada é o compartilhamento de posse e responsabilidades de um ativo entre diversos individuos. No caso da Auto Fraction esse modelo é normalmente entre 3 pessoas.


Esses ativos geralmente são ativos de luxo como Aviões, Yatchs, Helicópteros, Casas de Praia ou Montanha e Carros de Luxo ou Esportivos. Apesar de serem ativos de alto valor, sua utilização durante o ano é muito baixa. No mercado de carros esportivos por exemplo, esses carros são utilizados apenas alguns finais de semana por ano, mas ainda assim há de se pagar por IPVA, Seguro e Revisões (sejam elas por KM ou por Tempo). Se este mesmo carro esportivo for fracionado entre 3 donos por exemplo, todos esses custos serão divididos entre eles, portanto o custo gerado nas frações do carro serão muito mais proporcionais à sua utilização por cada dono.


O conceito é diferente do conceito de aluguel (aluguel comum de carros) ou compartilhamento entre uma comunidade (que é o caso de empresas como Zazcar). No conceito de Fractional Ownership todos são donos do carros proporcionalmente e por isso zelam pelo bem como se fosse somente seu, pois todos os acidentes e avarias, incorrerão sobre o dono que está com o carro no momento.


Este conceito tem sido cada vez mais difundido no Mundo. Países da Europa como Inglaterra e Alemanha já utilizam esse conceito para diversos tipos de bem. Nesses países já entende-se que a posse de um bem como esse é menos importante do que o prazer que ele te oferece. E se o prazer de utilizar o bem que é o que importa, por que gastar mais dinheiro com ele, sendo que ficará parado na maior parte do tempo.


No Brasil esse conceito já é mais difundido para apartamentos ou casas de praia ou montanha. Mas para outros bem de luxo como Yatchs e Carros Esportivos ainda se tem um paradigma a ser quebrado. Ainda se tem o pensamento que é preciso ter sozinho esses bens e quem não tem o capital necessário para tal, poderá passar boa parte da sua vida tentando conquistar o tão sonhado Carro Esportivo ou outro bem de luxo. E muitas vezes quando se poupa para finalmente comprar, eles já mudaram de modelo e preços.


O que será que vale mais a pena? Esperar anos para realizar em sonho sozinho, ou realizar em conjunto com outras pessoas que tem o mesmo padrão de pensamento?

Ou então usar um grande capital para comprar sozinho, sendo que poderia empregar uma parte desse dinheiro em outras experiências na vida como viagens, outros bens etc..


0 comentário
bottom of page