FAQ
Perguntas mais frequentes
01/
Como funciona esse sistema de Cotas?
O Sistema de Cotas da Auto Fraction funciona da seguinte maneira: Cada carro anunciado será dividido em 3 cotistas. Cada 1 desses cotistas representa 33,33% do total do carro, portanto cada um responde por apenas 1/3 do preço e demais despesas de utilização.
02/
Existem taxas e mensalidades?
Sim, para começarmos o compartilhamento, no ato da formação do grupo o mesmo deverá pagar a Auto Fraction uma comissão de entrada de 5% do valor da cota. Haverá também uma mensalidade, que varia de R$ 250,00 a R$ 500,00 mensais para a administração do carro (incluso a lavagem de uma cota para outra).
03/
Como funciona o seguro?
São motoristas diferentes com perfis diferentes e endereços diferentes. O carro ficará em nome de uma empresa e o seguro será perfilado pelos cotistas e seus indicados (que deverão seguir as mesmas regras de perfil dos cotistas). Então é calculado o valor do seguro e dividido por 3.
04/
Como funciona a reserva dos dias de uso do carro?
Não haverá necessidade de marcar dias para utilização. O carro estará disponível para cada cotistas por 7 dias (6 dias inteiros de uso + 1 de preparação). Essa agenda será sorteada no começo da utilização do carro e seguirá os dias corridos de cada cota durante o prazo de contrato.
05/
Qual é o prazo de contrato?
O contrato inicialmente será de 1 ano, podendo se estender, se assim os cotistas desejarem, por mais 1 ano.
06/
Quais custos serão rateados entre os cotistas?
Os custos que serão rateados serão aqueles para manter o carro em circulação. IPVA, Seguro, Documentação, Licenciamento, Seguro obrigatório e etc... Além destes, peças de desgaste e revisões também serão rateados entre os cotistas.
07/
Como retirar e devolver o carro?
Os cotistas serão responsáveis por retirar e devolver na garagem comercial estipulada pela Auto Fraction, portanto retira na garagem com tanque cheio e lavado e entrega com tanque cheio, mas não precisa de lavagem. Existe também a possibilidade do carro ser entregue em endereço acordado, neste caso terá um custo a parte para o cotista que utilizar esse serviço.
08/
Existem restrições no uso dos carros?
Sim existem, mas são poucas. A kilometragem é livre, porém o carro não poderá participar de eventos automobilísticos como: Track Days, Arrancadas, Solo, Drift e todos os outros eventos que o carro possa sofrer um desgaste excessivo. Mesmo em uso nas ruas, será avaliado desgaste excessivo de pneu com aparelho específico.
09/
O que acontece se alguém arranhar o carro, ou quebrar alguma coisa no carro?
O cotista que estiver com o carro quando isso ocorrer deverá arcar sozinho com o conserto da avaria.
10/
O que acontece se alguém bater o carro?
O carro estará, obrigatoriamente segurado, neste caso o cotista que foi envolvido no sinistro, deverá arcar com o conserto ou pagar a franquia para o conserto. O tempo que o carro ficar parado será descontado dos dias que o cotista que se envolveu no sinistro tem para usar, portanto penalizado duas vezes. Se o carro precisou de 20 dias para consertar, todos terão que esperar os 20 dias e, do envolvido, será descontado mais 20 dias da sua cota.